Mais de 50% das mulheres são investidoras

14 de junho de 2022

A busca por maior independência econômica e por uma aposentadoria mais confortável têm levado cada vez mais mulheres a investir no mercado financeiro. Hoje, mais de 50% das mulheres já aplicam em ações, com 18% delas realizando seus investimentos por meio de plataformas financeiras online, segundo estudo conduzido com 200 mulheres em 24 países pela pesquisadora Barbara Stewart, responsável pela pesquisa Rich Thinking (pensamento rico, em livre tradução para o português). 

Historicamente, as mulheres sempre investiram menos do que os homens, mas esse quadro já está mudando. Para Barbara Stewart, a explicação é simples: “Não é possível ser uma mulher independente sem ser uma mulher financeiramente independente”, como observa em seu estudo. Com isso, é importante sempre se lembrar de que, se você deseja ampliar seu capital e conseguir alcançar suas metas a longo prazo, é preciso não só poupar, mas também investir. De olho nas novas tendências mundiais, reunimos aqui algumas informações para quem deseja começar a investir online de forma rápida e segura. 

Internet Banking

Primeiramente, é preciso ter acesso online à sua conta bancária através do Internet Banking. Dessa forma, você poderá movimentar seus recursos na rede. Já existe hoje uma grande variedade de aplicativos móveis bancários que podem ser baixados em seu smartphone para realizar, independentemente de onde você estiver, transferências bancárias e pagamentos online. 

Suporte ao investidor

Para quem está entrando agora no mundo dos investimentos online, em um primeiro instante as informações financeiras podem parecer um tanto complexas, mas é importante não deixar que elas a intimidem, impedindo você de investir. Já estão disponíveis hoje no mercado diversos produtos que podem auxiliar as investidoras, como softwares, livros e ferramentas online desenvolvidas especialmente com esse intuito e que ajudam tanto as investidoras iniciantes quanto as profissionais. Livros como “Valor Feminino: Desperte a riqueza que há em você”, de Andrea Villas Boas, e “As Mulheres e o Dinheiro”, de Suze Orman, poderão lhe ajudar a melhorar sua relação com o dinheiro, visto que fornecem várias dicas inteligentes de finanças pessoais e de investimento para as mulheres.

Softwares

Tratando-se de investimento online, as corretoras, também denominadas exchanges, são as plataformas financeiras online mais procuradas por traders, pois oferecem uma grande variedade de ativos para investimentos. Um dos softwares mais adotados pelas corretoras ultimamente tem sido o MetaTrader 5, que permite a seus usuários não apenas realizar análises técnicas, mas também utilizar sistemas de negociação com o suporte de robôs automatizados que ajudam a executar estratégias financeiras com alto nível de segurança por meio do uso de criptografia. Dessa forma, além incrementar nossa renda e implementar nossa vida financeira colocando em prática ideias consistentes que nos ajudem a obter uma renda extra no fim do mês, podemos também recorrer a essas ferramentas, que vieram para auxiliar e ampliar a perspectiva de investimentos de qualquer uma de nós que esteja interessada em avaliar o mercado de forma mais profunda e compreender qual é o melhor momento de investir.

Credenciais

Entretanto, antes de começar a aplicar seu dinheiro, verifique se a corretora online é credenciada por órgãos reguladores do mercado financeiro, como o Banco Central (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Esse credenciamento, que também pode ser fornecido por órgãos competentes internacionais, demonstra que você pode confiar nas formas de aplicação oferecidas pela exchange em questão. Além disso, vale a pena considerar a diversidade de ativos que a corretora oferece, bem como as ferramentas que utiliza e as taxas cobradas nas transações. 

Segurança

Outro ponto primordial é conferir o nível de segurança e proteção das suas transações. Veja se seus dados serão protegidos por firewalls, criptografia, biometria, entre outros, e siga as dicas de segurança online para evitar qualquer contratempo. Verifique também se a corretora online dispõe de um canal direto de atendimento ao cliente para eventuais questões. 

Acima de tudo, ao fazer investimentos, é preciso ter claro quais são seus objetivos, pois eles irão determinar o foco das suas aplicações. Ao compreender com mais clareza qual é o seu perfil de investidora, ficará mais fácil verificar se seus projetos são de curto, médio ou longo prazo e traçar um plano para atingi-los. Escolha os tipos de ativos para investimento que mais combinem com o seu perfil. Você gosta de assumir riscos ou prefere ser mais conservadora em seus investimentos? Se preciso, contrate um consultor financeiro para lhe oferecer maior suporte e segurança. Com essas dicas, você certamente obterá sucesso em suas aplicações. Bons investimentos!

Artigo feito para: ICS Digital